BÚZIOS, OU MELHOR; ARMAÇÃO DOS BÚZIOS É CONHECIDA POR SER CONSIDERADA PELOS HABITANTES COMO UMA CIDADE MÍSTICA E DE VENTOS FORTES. OS MORADORES SÃO, CONHECIDOS COMO “BUZIANOS(A)” E COSTUMAM DIZER QUE OS VENTOS SOPRAM E ENCANTAM AS PESSOAS COM SUAS BELEZAS NATURAIS.

AS PRAIAS, QUE SOMAM UM TOTAL DE APROXIMADAMENTE 21 PRAIAS E 03 ILHAS, POSSUEM NOMES PRÓPRIOS E SÃO CARREGADAS DE HISTÓRIAS LOCAIS QUE FAZEM DE BÚZIOS, UMA CIDADE ENCATADORA E AO MESMO TEMPO MÍSTICAS, COM SUAS CULTURAS LOCAIS E CURIOSIDADES.

HOJE, VAMOS CONHECER ALGUMAS DELAS!

PRAIA DA ARMAÇÃO: LOCALIZADA  NO CENTRO DE BÚZIOS, ONDE É CONHECIDA COMO ORLA BARDOT, EM HOMENAGEM A ATRIZ BRIGITE BARDOT, CONTAVA-SE QUE ENTRE OS ANOS DE 1728 E 1768, O LOCAL ERA TIDO COMO “CAÇA AS BALEIAS”. NA OCASIÃO, FUNCIONAVA UMA ESPÉCIE DE “SENZALA DE BALEIAS” ,COM RESERVATÓRIO DE ÓLEOS EXRAÍDOS DOS ANIMAIS. APÓS ESTA ETAPA, ERA SEPARADO DO ANIMAL SEUS OSSOS E CARNES PARA SEREM COMERCIALIZADOS.

DEVIDO A ESTA PRÁTICA O LOCAL FICOU CONHECIDO COMO ARMAÇÃO DOS OSSOS OU PRAIA DOS OSSOS, PELO FATO DOS OSSOS DAS BALEIAS FICAREM ESPALHADOS PELAS AREIAS DA PRAIA.

PRAIA DA TARTURUGA: RECEBE ESTE NOME, DEVIDO A GRANDES QUANTIDADES DE TARTARUGAS QUE HABITAM O LOCAL. É POSSÍVEL VÊ-LAS NADANDO TRANQUILAMENTE NAS PROXIMADADES. OUTRA CARACTERÍSTICA MARCANTE DESSA PRAIA CONSISTE NAS DIFERENTES ESPÉCIES DE CORAIS. É POSSÍVEL MERGULHAR COM MÁRCARAS E SE DESLUMBRAR COM OS COLORIDOS DOS CORAIS, QUE NO MOMENTO SOFREM AMEAÇAS DEVIDO ALGUMAS EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS.